Páginas

29 de ago. de 2011

Homenagem ao Dia do Estudante









Além das homenagens ocorridas no Dia do Estudante os alunos do 6º ano B produziram um grande painel que compreendeu os seguintes pontos:

Mapa da escolaridade mundial, mostrando o índice de alfabetização por países.
As cores azul e verde escuro e claro mostram elevado nível de alfabetização;
As cores amarelo e salmão mostram médio nível de alfabetização;
As cores vermelho, marrom e preto mostram baixo nível de alfabetização;

O mapa foi confeccionado pelos próprios alunos, em uma reflexão ao dia do estudante (11 de agosto), que em muitos países como o nosso, infelizmente não possuem bons motivos para comemorar essa data.

Parabéns professor Gilberto Gadotti Junior pela pesquisa e iniciativa!!!!

10 de ago. de 2011

Nossa escola foi destaque na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática - 2011

Em evento realizado pela Secretaria Municipal da Educação, no dia 8 de agosto de 2011, os alunos e a professora destaque da OBMEP da Rede Municipal de Ensino foram homenageados pelo seu desempenho.

Os alunos Grazzieli Barbosa Tomaz, Eduardo Palhares, Felipe Lemos Cruz, Giulia Talissa Wellmulh ,  Jaqueline Beilke, Camila Mariano Ferreiro, Murilo Silveira  receberam menção honrosa e os alunos  Marcelo Tasca e Alan Arthur Priebe também premiados com medalha de prata.



 "Joinville foi mais uma vez destaque na premiação de 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, realizadas em 2010"

A professora Giselle Cristiane Soppa recebeu premiação pelo desempenho dos alunos.

Parabenizamos aos pais, aos alunos e a todos que se envolveram.

Sabemos que estes alunos passaram por vários professores e que estes também merecem a nossa gratidão e reconhecimento!

Música, Teatro e Alegria

Nas segundas e quintas-feiras, percebe-se na escola um som diferente. Nestes dias, acontecem as aulas de flauta, violão, banda rítmica, coral e teatro, no contra turno.
Nas segundas-feiras, encontramos pelos corredores, os meninos e meninas com seus violões e flautas. Eles participam das aulas do professor Osmari .
Nas quintas-feiras, o barulho que vem do auditório tem uma pitadinha de magia e entretenimento. Lá, acontecem as aulas de teatro e banda rítmica com a professora Eliane Sabka. A professora ensaia peças com os alunos do projeto e depois de bem ensaiados os apresenta às séries iniciais. A professora trabalha o teatro e a música de forma integrada.
Estas aulas fazem parte do projeto Arte Alegria & Mais Aprendizagem. Este projeto é patrocinado pela Empresa Krona, numa parceria que permite o surgimento e desenvolvimento de novos talentos e que as crianças de nossa comunidade tenham acesso gratuito à iniciação musical. 
 

3 de ago. de 2011

Relembrando: Projetos premiados...

A professora de séries iniciais Andréia Betina Legatzke Klitzke, foi premiada  em 2009 na categoriaProfessor Nota 10.
"Construindo o conceito de ângulo" foi o título da pesquisa em matemática que rendeu a classificação entre os dez melhores estudos de todo o país.

 
O projeto surgiu da necessidade de ensinar as crianças o significado e a história de uma propriedade das figuras geométricas. A educadora se sentiu desafiada em ensinar a disciplina para seus alunos sem que eles compreendessem o significado da palavra ângulo. No pátio da escola, ela desenhou um trapézio, um quadrado e um triângulo.


Este ano, ela continua desenvolvendo projetos na área de matemática e aprimorando o seu projeto desenvolvido em 2009 com as turmas dos 5º anos que leciona.

Para saber mais sobre o projeto vencedor acesse:

 O trabalho foi realizado durante três meses com aulas práticas, teóricas, trabalho com dobradura, medição de objetos no ambiente escolar. Os alunos tiveram de pesquisar com os profissionais de seus bairros residentes autilidade do ângulo para a construir uma casa ou fazer um móvel. "No final as crianças aprenderam que o ângulo pertence ao nosso dia a dia. Ele estános objetos, nas construções, e tem uma idéia de movimento.

A professora Giselle C. Soppa vem se destacando na área da matemática na área de projetos e na Olimpíada da Matemática .

Em 2010 a professora, e seus alunos foram os únicos finalistas catarinenses do Prêmio Nacional Victor Civita - Professor nota 10. Ela se inscreveu com o projeto Geometria - Experimentando e aprendendo, na categoria Matemática e ficou entre as 50 finalistas,disputando com outros 3 mil trabalhos inscritos.

A professora explica que percebeu que muitos tinham dificuldade em manusear os instrumentos de medidas e não conseguiam desenhar uma circunferência, outros desconheciam o significado de ampliar ou reduzir uma figura sem deformá-la e, ainda, poucos conseguiam compreender a relação entre as unidades de comprimento de 1 m para 100 cm.

Diante dessas dificuldades, reuniu os conhecimentos adquiridos por meio do Programa de Gestão Escolar (Gestar II) em Educação Matemática, oferecido pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC), em parceria com a Prefeitura de Joinville, e o projeto ambiental que a escola desenvolve para estimulá-los a projetarem lixeiras para materiais recicláveis e não recicláveis em diferentes escalas.

Segundo a professora o objetivo foi "ampliar as noções de medidas, pelo estudo de diferentes grandezas, a partir de sua utilização no contexto social", além de compreender a definição de escala, construir e interpretar tabelas e gráficos de setores, a partir da análise de informações organizadas em representações matemáticas diversas e estabelecer diferentes estratégias para resolver situações que envolvam proporcionalidade. 

Também em 2010, a professora foi  destaque na OBMEP na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e recebeu uma Placa de Homenagem e uma coleção de livros.

O projeto desenvolvido pela professora neste ano de 2011 foi intitulado A Matemática na Literatura Infanto-Juvenil.
Para conhecer mais os projetos da professora acesse o blog http://encontroscomamatematica.blogspot.com


Fonte: 
  • http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/estrategias-eficientes-para-ensinar-conceito-angulo-matematica-espaco-forma-545982.shtml
  • http://www.portaljoinville.com.br/v3/?call=noticias.view&id=12805
  • http://cidadecultural.blogspot.com/2009/08/professora-joinvilense-andreia-betina.html
  • http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3005797.xml&template=4187.dwt&edition=15296&section=2003

Concertos Didáticos sobre a Música Popular Brasileira

Tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho do grupo intitulado Isto é Bom que esteve na nossa escola no dia 2 de agosto de 2011 com o objetivo de
trazer ao palco a história da música popular brasileira de uma forma clara e didática, bem como despertar o sentimento de brasilidade em nosso público.


O concerto didático sobre a música popular brasileira resgatou a origem da música de nossa terra desde o período da colonização até o surgimento do samba urbano.


O grupo participa de uma sequência de apresentações em 8 escolas da rede municipal de Joinville.
Parabéns pelo projeto e pelo excelente trabalho!
Para conhecer o projeto e escutar as músicas acesse: