Páginas

10 de jun. de 2009

Maquetes para representar o relevo

No final de maio, em uma aula de Geografia, a professora Andréia Betina do 4º ano B, fez um questionamento aos seus alunos: imaginem se Deus pudesse pegar o planeta Terra nas mãos, será que ele seria lisinho como a representação do globo terrestre? Essa indagação foi a motivação de um estudo que a professora estava iniciando sobre as Formas de Relevo. Assim, os alunos logo perceberam que o nosso planeta possui várias variações na sua superfície.
Partindo desta percepção, eles estudaram sobre as principais formas de relevo: serra, planície, planalto, morro e montanhas.
O estudo focava o olhar no relevo do município de Joinville (planície) e a proximidade do município, com as praias.
Para entenderem de melhor o que haviam estudando, os alunos construíram com barro maquetes que representaram esses espaços:

Alunos dos 5º Anos promovem uma Oficina de Geometria

No dia 27 de maio houve uma Oficina de Matemática na escola para os alunos do 5º ano D promovida por alguns alunos dos 5ºs A, B e C anos. Esta oficina teve como objetivo principal oportunizar aos alunos do 5º ano D a vivenciarem algumas das atividades desenvolvidas durante o projeto "Construindo o Conceito de Ângulos" que eles haviam desenvolvidos com a professora de Matemática. Na Oficina, entre os trabalhos apresentados, teve como destaque os vídeos, que mostraram a utilidade da medida ângulo no dia-a-dia de algumas profissões.





Conheça o projeto no blog: http://andreia-klitzke.blog.uol.com.br/

Profª Andréia Betina Klitzke

9 de jun. de 2009

Passeio Cultural

O sábado, 30 de maio, foi um dia especial para o grupo de professores e funcionários da Escola Karin que aceitaram o convite para um passeio cultural organizado pela direção da escola. Juntos com as suas famílias, visitaram a cidade de Curitiba. E eu, claro, estive presente.
Acompanhe o roteiro:

Planetário do Colégio Estadual do Paraná

O Planetário faz parte de um complexo astronômico. Na sua sala de projeção, há uma cúpula onde um instrumento permite a projeção do céu no passado, presente e futuro, além do firmamento de qualquer cidade do Brasil e do mundo. Ele projeta ainda o céu estelar, o sistema solar e outros fenômenos celestes.

Lá, tivemos uma palestra didática com os temas: Aprendendo Astronomia com o Joãozinho; A Via-Láctea; Céu do Outono, do Inverno, da Primavera e do Verão; Cosmografia; O Céu do Pólo Sul; O Céu de Novembro no Equador.




Almoço

O almoço foi em um restaurante com uma gostosa comida típica em Santa Felicidade, em seguida teve uma pausa para um cafezinho e visita à Casa dos Bonecos.



Parque Tingüi

O Parque preserva o fundo do vale do rio Barigüi. Seu nome é uma referência a tribo Indígena que habitava a região de Curitiba, quando da chegada dos primeiros colonizadores portugueses. No parque há o Memorial da Imigração Ucraniana, onde há mostra das tradições ucranianas, tais como pinturas religiosas e as pêssankas.

Bosque Alemão

Uma área muito bela de mata nativa, onde logo na entrada encontra-se o Oratório Bach. Ao lado um espelho d’água forma uma cascata com uma passarela que dá acesso à um mirante. Da torre do mirante segue se um caminho que leva à "Casa dos Contos" (reprodução da Casa da Bruxa),e atravessando outro espelho d’água, uma ponte leva ao caminho da entrada inferior, onde está um palco ao ar livre que tem como fundo de cena o "Mural de Fausto". Há também murais em azulejos, contando a história de João e Maria, compilada pelos irmãos Grinn, um dos mais populares contos da literatura infantil.






Parque Tanguá
O Parque Tanguá, Barigüi e Tingüi, preserva o Rio Barigüi. O Parque possui paredões de pedras, cascatas e lagos, e o túnel com aproximadamente 50 metros, escavado em uma de suas paredes rochosas. Unindo o lago de um lado a outro, há dentro deles, uma passarela de madeira que leva os visitantes até um mirante.



Profª Aurea

5 de jun. de 2009

5 de junho: Dia do Meio ambiente

Este dia foi criado pela Assembléia Geral da ONU - Organização das Nações Unidas no dia 5 de junho de 1972, quando várias autoridades do mundo estavam reunidas em Estocolmo, na Suécia, na 1ª. Conferência Mundial do Meio Ambiente.

O assunto Meio Ambiente é importante para todas as pessoas do planeta, pois afeta a todos de maneira igual. Tudo que acontece de um lado seja coisa boa ou ruim vai mexer com o outro lado. Quer ver? O lixo que é jogado nas ruas e que fica preso nas bocas de lobo, com uma enxurrada, causa enchentes que prejudica toda a cidade. Outra situação: o desmatamento da Floresta Amazônica pode alterar o clima de toda a Terra.

Para todos nós, o dia 5 de junho é uma data muito importante para refletirmos sobre os problemas ambientais que existem hoje: poluição do ar, da água, aquecimento global, efeito estufa, desmatamento, desertificação, entre outros.

As pessoas preocupadas com a preservação do meio ambiente aproveitam este dia para chamar a atenção de todas as outras pessoas para este problema de várias maneiras: com passeatas, competições ciclísticas, mostra de projetos e trabalhos, campanhas de limpeza de rios, de ruas, de praças, plantio de mudas de árvores entre outros.

Por isso, é uma data que serve para cada um de nós, crianças, adolescentes, jovens e adultos, refletirmos sobre as nossas atitudes e percebermos se estamos fazendo a nossa parte para a preservação do planeta.

Você sabe de que maneira pode ajudar na preservação do planeta Terra? Quer uma dica? Que tal usar a sua inteligência para aprender a consumir menos embalagens e assim produzir menos lixo, a economizar a água, a poluir menos, a reciclar o lixo, a cuidar das plantas e assim preservar os recursos que a natureza nos dá tão generosamente.
Há muitas coisas que precisam ser feitas. Mas se cada um de nós fizermos a nossa parte, a Terra terá um futuro bem melhor. Quem topar?

Profª Áurea Vieira
Clube Cotidiano Ambiental

O Clube Cotidiano Ambiental passou o dia na Escola Municipal Bernando Tank apresentado os projetos “Voando Rumo à Sustentabilidade” e “Micro-Macro Mundo dos Artrópodes” n comemoração da semana do Meio Ambiente da escola.

E como não puderam estar na nossa escola, deixaram montando um bonito mural de reflexão sobre os cuidados com o Meio Ambiente:








Uma pausa para pensar sobre os cuidados com o meio ambiente

Todas as turmas da escola, do 1º ao 9º ano começaram o dia de hoje refletindo sobre a importância do Dia do Meio Ambiente. Para isso, os professores leram o texto postado acima e complementaram o momento lendo a Lenda do Curupira:
Trabalho da Turma do 2º Ano C
Projeto Flor e Poesia faz refletir sobre a preservação do Meio Ambiente
A turma do 3º Ano D, da Professora Ana Cristina, está aprendendo a observar a natureza e a cuidar do Meio Ambiente com o projeto Flor e Poesia.

E para comemorar o Dia do Meio Ambiente, a turminha escreveu poesias com os nomes das flores do jardim:




Fonte de consulta do texto:

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/ecologia/home.html http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/meio-ambiente-ecologia.jhtmhttp://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/meio_ambiente_brasil/clima/