Páginas

17 de dez. de 2009

FELIZ NATAL!!!



Por: Profª Mariane Murara

Lembranças...

Queridos alunos, esta etapa que se encerra é com certeza uma grande vitória em suas vidas, pois se abrem novos horizontes, vislumbrando novas oportunidades.
Esse momento é muito importante também para nós, porque ensinamos muito e aprendemos muito também. A amizade e o carinho por vocês foram sendo construídos a cada dia, sempre que era necessário um "vamos trabalhar", "chega", "vou te levar para direção", porque amigos querem o melhor para seus amigos, querem que eles se contituem seres plenos, autonômos e sobretudo felizes. E para isso às vezes são necessárias palavras que nada tem de cordiais, mas que são ferramentas auxiliares na formação de caráter, de disciplina, de convivência, enfim são puras demonstrações de carinho. E é por essa demonstração de carinho que a professora Nayara M. P. Decker, em nome da escola criou um vídeo, para eternizar os momentos que vocês passaram aqui conosco, uns um pouco mais, outro nem tanto, mas todos fazem parte da história dessa escola e a cada dia foram ajudando a escrevê-la.
Abraços de toda a equipe Karin Barkemeyer!

Por: Profª Mariane Murara

Formatura 9º ano

O sucesso é daqueles que batalham, e com toda certeza vocês são merecedores desse sucesso. Parabéns pela formatura!

Que a alegria deste dia, fique para sempre em você. Pessoas grandes são aquelas que lutam por ideais, e hoje nesta formatura, vocês provaram fazerem parte desse grupo pessoas. Parabéns por essa conquista!

Conquista que vai impulsionar outras buscas e abrir novos horizontes, sempre apontando para um futuro muito luminoso. Parabéns por esse sucesso!

Por acreditar que este dia chegaria, vocês se esforçaram e buscaram a cada dia os seus sonhos. Merecidamente venceram, e neste dia os aplausos são todos para vocês!

Parabéns, Formandos!

Os que vocês alcançaram é uma pequena parte do que vocês ainda podem conquistar. Esperamos que esta vitória seja o início de muitas outras conquistas.




Por: Profª Mariane Murara

Viagem de estudo

No início do mês de dezembro os alunos do 5º ano realizaram uma viagem de constatação de estudo.
Essa viagem aconteceu após pesquisa realizada em sala de aula, e, também na sala informatizada da escola e assim a professora pode perceber quais informações os alunos estavam levando em consideração na pesquisa. A história das cidades catarinenses é o conteúdo abordado no 5º ano e Florianópolis foi a cidade escolhida para realizar uma pesquisa em loco, já que essa cidade é a capital do nosso estado e pela importância que ela tem para todos os catarinenses.
Durante a viagem os alunos constataram que a cultura açoriana está muito presente no povo de Florianópolis, um exemplo disso é a fala que é bastante regionalizada, e, que a economia é voltada para o turismo. Os pontos históricos visitados vieram a contribuir para entender o porque dos açorianos preferirem se instalar no litoral do estado, por meio dos fatos mostrados nos museus, da Igreja Matriz, da praça XV de novembro e da beleza do lugar.



Por: Profª Mariane Murara

29 de set. de 2009

Semana Literária

De 14 a 18 de setembro, aconteceu na E.M. Karin Barkemeyer a Semana Literária. Essa semana foi bastante rica, pois fomos privilegiados com apresentações de trabalhos bastantes criativos. Teatros, recitais, contações, apresentações em multimídia... tudo para icentivar o gosto pela leitura.
Confira abaixo alguns momentos!!!



Quer saber mais???
Confira o blog http://semanaliterariakarin.blogspot.com

Por: Profª Mariane Murara

24 de set. de 2009

CURSO Produção de Audiovisual na Escola

Em agosto as professoras Aurea e Paola, puderam participar de um curso, oferecido pela SE, bastante interessante de produção de vídeos. O novo conhecimento adquirido, vai ajudar e aprimorar os trabalhos realizados na escola, como uma pesquisa por exemplo, que pode ser apresentada em forma de reportagem... agora basta apenas usar a criatividade. Confira o trabalho feito pelas professoras da S.I. no vídeo abaixo!


Por: Profª Mariane Murara

23 de set. de 2009

Palestra Infraestrutura



No dia 17 de setembro o Secretário Reg. do Vila Nova Fabiano Lopes de Souza esteve presente na escola realizando duas palestras para os alunos dos 5º anos e 7º ano D sobre a importância de ser ter um planejamento urbano, uma infraestrutura adequada e o que é de responsabilidade da população e o que cabe a prefeitura.
A palestra foi solicitada pelos próprios alunos dessas turmas, porque eles estavam desenvolvendo um projeto sobre desenvolvimento urbano e nas atividades os alunos haviam investigado as proximidades da escola e percebido os problemas de infraestrutura existente.
Na sala de aula, os alunos escreveram perguntas destinadas à secretaria regional, onde o secretário prontamente atendeu esclarecendo todas as dúvidas da garotada.

Por: Mariane Murara

22 de set. de 2009

XIV FEIRA DE MATEMÁTICA




CADERNO VIRTUAL DE DESAFIOS
















Observando as dificuldades dos alunos do 6º ano (através da avaliação dignóstica inicial do ano letivo), da escola supra citada, em resolução de problemas, encontrei na montagem do Caderno Virtual de Desafios, uma valiosa prática para motivação e desenvolvimento do raciocínio lógico.
Este projeto fez parte do 1º semestre letivo de 2009 e foi desenvolvido em diferentes etapas, as quais contemplaram a formulação de estratégias em situações que envolviam as operações com números naturais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum) de maneira isolada, ou reunindo mais de um procedimento para se alcançar o resultado desejável.
No horário de aula, reservamos duas das cinco aulas semanais, para estudar no laboratório de informática, nestes momentos os alunos não possuíam nenhum instrumento de contagem concreta (por exemplo: ábaco, calculadora ou material dourado) e nem auxílio de caderno ou lápis, apenas a troca com o colega ( atividades realizadas sempre em dupla) para resolver questões, que nos primeiros momentos, foram propostas pelo professor orientador, em seguida, pesquisadas na internet e por último os alunos trocaram informações on-line propondo aos demais colegas de sala, problemas já resolvidos pela dupla que enviava.
Além de indicar as repostas, os alunos precisavam justificar seus cálculos realizando toda uma análise/discurso do caminho de resolução e, para tanto, os alunos desenvolveram conhecimentos relacionados ao office – powerpoint e ao uso adequado da internet para pesquisas escolares.
É válido ressaltar que durante a realização das aulas foi possível identificar que parte dos integrantes não possuíam acesso ao mundo virtual fora do ambiente escolar, portanto, optou-se por gravar os trabalhos realizados em cd e entregue aos mesmos.
Ao final do projeto foi notável: os alunos deixaram de lado o impulso de “chutar” uma resposta e iniciaram um processo de analise e experimentação: ao observarem e selecionarem os dados relevantes, discutiam e testavam informações até o momento em que podiam validar a resposta obtida.


RECEITAS MÁGICAS PARA VOCÊ BRILHAR






Durante o primeiro semestre letivo de 2009, os alunos do 6º ano, tiveram a oportunidade de participar de momentos diferenciados de aprendizagem, durante as aulas semanais, entravam em contato com a história: Alice no País dos Números de Carlo Frabetti.
Esta atividade deu asas à imaginação: os alunos produziram um caderno de Receitas Mágicas, no qual puderam desenvolver noções de números fracionários relacionados a atitudes positivas a saúde: física, familiar e profissional.
Além disso, foi possível realizar a inclusão de alunos com necessidades especiais favorecendo discussões a respeito de valores éticos e morais.










PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS!!!
Professora Responsável: Giselle Cristiane Soppa
Por: Profª Mariane Murara


Projeto Mazaroppi - Profª Mariana

O 4º ano A esteve bastante envolvido com esse projeto nesses últimos meses...A cada etapa eles descobriam muita coisa sobre Mazaroppi, e, muito mais alem disso, construir argumentos a fim de melhor expor as suas opiniões, a ouvir e respeitar opiniões dos outros, e também expressar-se artísticamente, seja na reescrita de um texto, no reconto de uma história, numa apresentação para a "ESCOLA TODA", enfim, o 4º ano A está se sentindo expert em Mazaroppi. Mas sempre tem um pouquinho mais para se aprender...
Confira as imagens!


































Por: Profª Mariane Murara

10 de jun. de 2009

Maquetes para representar o relevo

No final de maio, em uma aula de Geografia, a professora Andréia Betina do 4º ano B, fez um questionamento aos seus alunos: imaginem se Deus pudesse pegar o planeta Terra nas mãos, será que ele seria lisinho como a representação do globo terrestre? Essa indagação foi a motivação de um estudo que a professora estava iniciando sobre as Formas de Relevo. Assim, os alunos logo perceberam que o nosso planeta possui várias variações na sua superfície.
Partindo desta percepção, eles estudaram sobre as principais formas de relevo: serra, planície, planalto, morro e montanhas.
O estudo focava o olhar no relevo do município de Joinville (planície) e a proximidade do município, com as praias.
Para entenderem de melhor o que haviam estudando, os alunos construíram com barro maquetes que representaram esses espaços:

Alunos dos 5º Anos promovem uma Oficina de Geometria

No dia 27 de maio houve uma Oficina de Matemática na escola para os alunos do 5º ano D promovida por alguns alunos dos 5ºs A, B e C anos. Esta oficina teve como objetivo principal oportunizar aos alunos do 5º ano D a vivenciarem algumas das atividades desenvolvidas durante o projeto "Construindo o Conceito de Ângulos" que eles haviam desenvolvidos com a professora de Matemática. Na Oficina, entre os trabalhos apresentados, teve como destaque os vídeos, que mostraram a utilidade da medida ângulo no dia-a-dia de algumas profissões.





Conheça o projeto no blog: http://andreia-klitzke.blog.uol.com.br/

Profª Andréia Betina Klitzke

9 de jun. de 2009

Passeio Cultural

O sábado, 30 de maio, foi um dia especial para o grupo de professores e funcionários da Escola Karin que aceitaram o convite para um passeio cultural organizado pela direção da escola. Juntos com as suas famílias, visitaram a cidade de Curitiba. E eu, claro, estive presente.
Acompanhe o roteiro:

Planetário do Colégio Estadual do Paraná

O Planetário faz parte de um complexo astronômico. Na sua sala de projeção, há uma cúpula onde um instrumento permite a projeção do céu no passado, presente e futuro, além do firmamento de qualquer cidade do Brasil e do mundo. Ele projeta ainda o céu estelar, o sistema solar e outros fenômenos celestes.

Lá, tivemos uma palestra didática com os temas: Aprendendo Astronomia com o Joãozinho; A Via-Láctea; Céu do Outono, do Inverno, da Primavera e do Verão; Cosmografia; O Céu do Pólo Sul; O Céu de Novembro no Equador.




Almoço

O almoço foi em um restaurante com uma gostosa comida típica em Santa Felicidade, em seguida teve uma pausa para um cafezinho e visita à Casa dos Bonecos.



Parque Tingüi

O Parque preserva o fundo do vale do rio Barigüi. Seu nome é uma referência a tribo Indígena que habitava a região de Curitiba, quando da chegada dos primeiros colonizadores portugueses. No parque há o Memorial da Imigração Ucraniana, onde há mostra das tradições ucranianas, tais como pinturas religiosas e as pêssankas.

Bosque Alemão

Uma área muito bela de mata nativa, onde logo na entrada encontra-se o Oratório Bach. Ao lado um espelho d’água forma uma cascata com uma passarela que dá acesso à um mirante. Da torre do mirante segue se um caminho que leva à "Casa dos Contos" (reprodução da Casa da Bruxa),e atravessando outro espelho d’água, uma ponte leva ao caminho da entrada inferior, onde está um palco ao ar livre que tem como fundo de cena o "Mural de Fausto". Há também murais em azulejos, contando a história de João e Maria, compilada pelos irmãos Grinn, um dos mais populares contos da literatura infantil.






Parque Tanguá
O Parque Tanguá, Barigüi e Tingüi, preserva o Rio Barigüi. O Parque possui paredões de pedras, cascatas e lagos, e o túnel com aproximadamente 50 metros, escavado em uma de suas paredes rochosas. Unindo o lago de um lado a outro, há dentro deles, uma passarela de madeira que leva os visitantes até um mirante.



Profª Aurea

5 de jun. de 2009

5 de junho: Dia do Meio ambiente

Este dia foi criado pela Assembléia Geral da ONU - Organização das Nações Unidas no dia 5 de junho de 1972, quando várias autoridades do mundo estavam reunidas em Estocolmo, na Suécia, na 1ª. Conferência Mundial do Meio Ambiente.

O assunto Meio Ambiente é importante para todas as pessoas do planeta, pois afeta a todos de maneira igual. Tudo que acontece de um lado seja coisa boa ou ruim vai mexer com o outro lado. Quer ver? O lixo que é jogado nas ruas e que fica preso nas bocas de lobo, com uma enxurrada, causa enchentes que prejudica toda a cidade. Outra situação: o desmatamento da Floresta Amazônica pode alterar o clima de toda a Terra.

Para todos nós, o dia 5 de junho é uma data muito importante para refletirmos sobre os problemas ambientais que existem hoje: poluição do ar, da água, aquecimento global, efeito estufa, desmatamento, desertificação, entre outros.

As pessoas preocupadas com a preservação do meio ambiente aproveitam este dia para chamar a atenção de todas as outras pessoas para este problema de várias maneiras: com passeatas, competições ciclísticas, mostra de projetos e trabalhos, campanhas de limpeza de rios, de ruas, de praças, plantio de mudas de árvores entre outros.

Por isso, é uma data que serve para cada um de nós, crianças, adolescentes, jovens e adultos, refletirmos sobre as nossas atitudes e percebermos se estamos fazendo a nossa parte para a preservação do planeta.

Você sabe de que maneira pode ajudar na preservação do planeta Terra? Quer uma dica? Que tal usar a sua inteligência para aprender a consumir menos embalagens e assim produzir menos lixo, a economizar a água, a poluir menos, a reciclar o lixo, a cuidar das plantas e assim preservar os recursos que a natureza nos dá tão generosamente.
Há muitas coisas que precisam ser feitas. Mas se cada um de nós fizermos a nossa parte, a Terra terá um futuro bem melhor. Quem topar?

Profª Áurea Vieira
Clube Cotidiano Ambiental

O Clube Cotidiano Ambiental passou o dia na Escola Municipal Bernando Tank apresentado os projetos “Voando Rumo à Sustentabilidade” e “Micro-Macro Mundo dos Artrópodes” n comemoração da semana do Meio Ambiente da escola.

E como não puderam estar na nossa escola, deixaram montando um bonito mural de reflexão sobre os cuidados com o Meio Ambiente:








Uma pausa para pensar sobre os cuidados com o meio ambiente

Todas as turmas da escola, do 1º ao 9º ano começaram o dia de hoje refletindo sobre a importância do Dia do Meio Ambiente. Para isso, os professores leram o texto postado acima e complementaram o momento lendo a Lenda do Curupira:
Trabalho da Turma do 2º Ano C
Projeto Flor e Poesia faz refletir sobre a preservação do Meio Ambiente
A turma do 3º Ano D, da Professora Ana Cristina, está aprendendo a observar a natureza e a cuidar do Meio Ambiente com o projeto Flor e Poesia.

E para comemorar o Dia do Meio Ambiente, a turminha escreveu poesias com os nomes das flores do jardim:




Fonte de consulta do texto:

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/ecologia/home.html http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/meio-ambiente-ecologia.jhtmhttp://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/meio_ambiente_brasil/clima/

26 de mai. de 2009

Dia da Família na Escola

No sábado, dia 23 de maio, das 8 horas as 12 horas, as escolas da rede municipal organizaram o Dia da Família na Escola. O objetivo da Secretaria de Educação de Joinville foi “despertar os pais para a importância de acompanharem a vida escolar dos filhos”. Cada escola tinha a responsabilidade de organizar as suas atividades do dia.
A programação da Escola Karin foi um sucesso:

Cama Elástica

Oficina de Arte com materiais recicláveis


Lanche Comunitário

Apresentação da Bandinha Rítma da Escola

Uso da Internet na Oficina Digital

Oficina de EVA

Passeio Ciclístico

Oficina de Biscuit

Brechó




As outras atividades foram:
  • Futebol
  • Voleibol
  • Basquete de rua
  • Jogo do caneco
  • Filme
  • Karaokê
  • Oficina de Maquiagem
"Professores,
Nosso sábado foi maravilhoso porque cada um fez a sua parte!
Obrigada! com carinho,
Esther"