Páginas

6 de ago. de 2008

Inauguração





Foi inaugurada, no dia 16 de junho, a nova sala informatizada em parceria com a Brasil Telecom e a Prefeitura Municipal de Joinville.
A nova Oficina Digital possui 18 computadores, impressora multifuncional, webcam, câmera digital, que permitirão a realização de trabalhos diversificados e a utilização de vários recursos, garantindo um aprendizagem mais significativo e efetivo.
O evento contou com representantes da Brasil Telecom, do Prefeito Marco Antônio Tebaldi, do Secretario de Educação, pais, alunos e comunidade.

5 de ago. de 2008

Capacitação para professores



Capacitação para professores


Muito empolgados os professores participaram da primeira Oficina Digital. Esta possibilitou que conhecessem o Bluelab e o portal da escola.
Na segunda semana de julho, os professores receberam suporte para utilizar, efetivamente, a tecnologia em sala de aula, participando do Curso Intel Educar,ministrado pelo professor Nelson Rodrigues.
Esse curso aprimorou o conhecimento sobre o Powerpoint e sobre o Publisher, com ênfase em atividades práticas, visando aumentar o conhecimento dos professores e o aprendizado dos alunos com um número maior de recursos.
As atividades desenvolvidas permitiram a criação de boletins informativos, páginas na internet, o conhecimento da lei dos direitos autorais e a aplicação do hyperlink,o uso do e-mail e da internet em projetos, apresentação multimídia e web sites.

Vivenciando a aprendizagem

Os alunos das 5ª séries tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, numa visita ecológica à Área de Proteção Ambiental Dona Francisca..
Como conclusão do estudo realizado em sala de aula, os alunos puderam experienciar os seguintes assuntos: a ocupação de área de proteção ambiental (APA), impactos ambientais e a formação de uma bacia hidrográfica.
O Sítio Vale das Nascentes, local escolhido pelas professoras para a vivência dos conteúdos, localiza-se na APA D. Francisca e conta com infra-estrutura suficiente para pôr em prática toda a teoria.
Lá, os alunos realizaram uma trilha e conheceram uma breve história do engenho de açúcar e a produção da farinha.
Na caminhada pela mata, chegaram em uma das nascentes que forma o ribeirão e que deságua no Rio Quiriri, o maior afluente do Rio Cubatão, formador da bacia hidrográfica do Cubatão e responsável por 70% do abastecimento da cidade de Joinville.
Houve ainda a oportunidade de as turmas confraternizarem com a realização de jogos como futebol, basquete e vôlei.
O pomar com laranjas e tangerinas maduras também foi um atrativo muito apreciado.
Tudo isso aconteceu no dia 08/07/2008, acompanhados do orientador e das professoras de Ciências, Geografia, Português e Matemática . Professora Eliane.