Páginas

24 de ago. de 2007

Oficina de Geometria para professores de 1ª a 4ª séries


APRENDENDO GEOMETRIA
Ao refletir e discutir com os professores sobre os exigências e os resultados das avaliações externas, que sinalizaram as dificuldades dos nossos alunos das séries inicias na área de geometria, identificou-se que havia necessidade de capacitar os professores com novas estratégias de ensino.
Para a superação dessas dificuldades seria necessário que os professores trabalhassem não só com desenhos das figuras, que estão fixos no papel, em livros, mas com outros tipos de materiais, como: jogos, literaturas, sólidos geométricos, vídeos...
Os Supervisores e alguns Professores das séries iniciais da Rede Municipal de Ensino foram capacitados pela Secretaria Municipal de Ensino de Joinville, com a equipe do Mathema e estão repassando os conhecimentos adquiridos no curso em suas escolas.
Em nossa escola, estes conhecimentos estão sendo repassados com oficinas quinzenais, para os professores das séries iniciais, mediadas pela Supervisora Zélia e Professora Andréia. Estas oficinas iniciaram no mês de maio de 2007 e se estenderão até setembro.
Zélia Janning – Supervisora Pedagógica

Reunião de Pais


Foi realizada no dia 01 e 02 de agosto de 2007, uma reunião entre a Direção, Serviço de Orientação, Serviço Supervisão e Pais, com foco no levantamento que fizemos junto aos professores, de quais “Fatores externos (oportunidades) que auxiliam no sucesso escolar” e quais “Ameaças que dificultam o êxito escolar”. Apresentamos aos pais e reiteramos alguns pontos que nos causam bastante preocupação, como a questão da Infreqüência, das Faltas Injustificadas, cada vez mais comuns na nossa escola. É bom salientar que todos os pontos colocados foram muito bem aceito pelos os pais.
É importante também citar que a presença de pais na reunião foi bastante satisfatória, com um número muito grande de presentes.

Francisco A. de Oliveira
Orientador Educacional

23 de ago. de 2007

Clube Cotidiano Ambiental-Coletando Artrópodes.

Aula do projeto: O Jovem Cientista no Micro-Macro mundo dos Artrópodes.

O Clube Cotidiano, em julho, já havia estudado sobre os artrópodes e suas características, na Sala Informatizada e no Laboratório.
Agora, em agosto, confeccionaram as armadilhas, juntamente com o professor Guilherme Evaristo e professora Aurea Vieira e estão iniciando o trabalho de coleta para o registro das espécies e futuro gráfico para análise do impacto ambiental.
Veja no site os tipos de armadilhas: http://www.ufmt.br/famev/ento/montagem.htm#supri

Por Aurea Vieira



4ª séries A, B e C - Estudo sobre os artrópodes.


Aula do projeto: O Jovem Cientista no Micro-Macro Mundo dos Artrópodes.

Desde o dia 6 de agosto os alunos das 4ª séries do período matutino estão aprendendo sobre os artrópodes, suas características e classificação, fazendo uma análise de campo no jardim da escola , analisando os bichinhos no laboratório , fixando as informações com jogos , escolhendo um artrópode para estudarem e aprendendo sobre ele.
Por Paola Hoffmann S. Gomes

Alunos Destaques

Bom empenho, atitudes, bom comportamento, responsabilidade, foram os requisitos responsáveis para que alguns alunos fossem eleitos pelos professores alunos destaques.
Os alunos receberam o boletim com o título de “Alunos Destaque” como forma de premiar o seu excelente desempenho no bimestre.
Parabéns a todos!

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas


Nossa escola participa pelo quarto ano da Olimpíada Brasileira de Matemática onde nossos alunos, de 5ª a 8ª séries e Aceleração, tem a oportunidade de testar seus conhecimentos.
Foram classificados 22 alunos para a 2ª fase, concorrendo a bolsas de estudos e a uma viagem a Brasília. O concurso acontece em nível nacional.
Parabéns a todos os participantes!!!

Por Mariani da Silva Hasse

7/08 – Dia do Estudante

Parabéns Estudantes!!!!!!!

Camisetas coloridas, joelheiras, tornozeleiras, empolgação e muita animação: esse era o clima do dia 12 de agosto em comemoração ao Dia do Estudante.
Os alunos participaram de jogos de voleibol e futsal e puderam se divertir muito com o xadrez, tênis de mesa, dominó e aquele bate-papo com os amigos e professores.

Campeonato entre escolas – Copa Lepper

No dia 10 de agosto, aconteceu a etapa oeste da Copa Lepper de Voleibol Feminino em nossa escola.
Participaram as seguintes escolas:Elisabeth Von Dreiffus, Valentim João da Rocha, Emílio Paulo Hardth, Carlos Funk, Paul Harris, Pedro Ivo e Karin Barkemeyer.
Todos os atletas se empenharam em defender a sua escola. A campeã da etapa foi a Escola Municipal Elisabeth Von Dreiffus.
Nossa escola ficou com o título de vice-campeã e está classificada para as semifinais dos jogos em nível citadino.

Oficina da Embraco

No dia 13 de agosto, 2ª feira, ocorreu a III Oficina Cooperativa para todas as escolas inscritas e vencedoras no Prêmio Embraco de Ecologia 2006. O objetivo desse encontro foi o de trocar experiências entre as escolas e discutir sugestões para os próximos meses, dando incentivo e continuidade das atividades. Cada escola teve que preparar uma apresentação de 15 min, mostrando como foi o desenvolvimento do projeto.
Estavam presentes na oficina as coordenadoras da sala Informatizada Aurea Vieira e Paola Hoffmann S. Gomes e a Diretora Esther Rieper Perini.

Alunos da Aceleração estudam Custo de Vida.




Alunos da Aceleração estão estudando os custos de uma família em relação a um salário mínimo e realizando gráficos sobre os mesmos na sala informatizada.

Aulas no Laboratório para os alunos de 5ª a 8ª séries


Aula do projeto: O Jovem Cientista no Micro-Macro Mundo dos Artrópodes.

Nos dias 1 e 2 de agosto, os alunos que ainda não tinham ido ao laboratório observar as características dos Artrópodes tiveram a oportunidade de observar, com lupas e no microscópio, as partes do corpo e características das classes de Insetos, Aracnídeos, Crustáceos, Quilópodes e Diplópodes.




Festa Julina

A Festa Julina da escola aconteceu no último dia de aula,
antes das férias de julho.
Foi um sucesso!!!