Páginas

13 de abr. de 2007

Do Macro ao Micro

Aula do projeto: O Jovem Cientista no Micro-Macro Mundo dos Artrópodes.
Esta semana a turma 4ª série D da professora Isabel Cristina Barbosa recortou, colou, pintou... assim, montaram um mapa enorme para mostrar que aprenderam qual é o continente, o país, o estado, o município em que vivem.

Para explicar a sua turma de 2ª série a definição do macro ao micro e fazer a leitura dos mapas, a professora Isabel Cristina Barbosa levou a turma ao pátio da escola. Com fita crepe no chão exemplificou que moramos no Brasil, dentro do Brasil está Santa Catarina e dentro de Santa Catarina está Joinville.

Nada como aprender fazendo, não é garotada!?!?! Parabéns!!

Reunião Pedagógica

No dia 11 de abril aconteceu uma reunião pedagógica com os professores da Classe de 6 anos a 4ª série, na escola. O tema foi o projeto O Micro Macro Mundo dos Artrópodes.
Os assuntos da pauta foram:
  • Apresentação de um resumo do desenvolvimento do projeto, na área de Geografia;
  • Avaliação do desenvolvimento do projeto até este momento;
  • Combinados para o mês de abril;
  • Encaminhamento da próxima etapa do projeto.

Como a próxima etapa do projeto será na área de Ciências, sobre o Ecossistema da região da escola (Mata Atlântica) e a coleta e pesquisa dos artrópodes, os professores de Ciências da escola, Eliane Kienen e Guilherme Harnoud Evarista, participaram da reunião e deram duas aulas para todos: Mata Atlântica (Profº Guilherme Harnoud Evarista) e Características do Artrópodes (Profª Eliane Kienen).

Teatro na Escola, uma aula diferente

Espetáculos apresentados no dia 12 de abril de 2007 para todas as turmas da escola “A escola pirou nas ondas do rádio”

Peça apresentado aos alunos de 4ª a 8ª séries: um espetáculo interativo, onde o ator Sergio Bessa, interpretou mais de vinte personagens, retratando o dia-a-dia de uma escola bem interessante. Temas como: relação aluno/ professor; direção/professor; problemas com a comunidade e consumismo foram abordados com bastante humor. O espetáculo foi uma reflexão sobre a condição do nosso ensino.

“O teatro de Bonecos”

Peça apresentada aos alunos da Classe de 6 anos à 3ª série e 4ª série D.: O arte-educador Sergio Bessa, retratou de maneira lúdica e muito interativa, algumas questões básicas como: ética, honestidade e meio ambiente, levando as criaças a brincar, se divertir, refletir e, principalmente, assistir uma aula bem diferente.

Por Zélian Janning

12 de abr. de 2007

Páscoa

A Páscoa é uma data especial no calendário cristão. Aqui em nossa escola a data não passou em branco. Em todos os turnos, os alunos foram reunidos no pátio e ouviram com atenção, a mensagem do Pastor Roberto da Igreja Luterana. Merece destaque também o mural que simbolizava um sepulcro vazio com a seguinte frase: Porque Ele vive eu posso crer no amanhã. A direção da escola entregou um bombom a todos os alunos simbolizando toda a doçura, bondade e alegria de Jesus.

4 de abr. de 2007

Reunião para professores/coordenadores das Salas Informatizadas.

Reunião de professores da sala Informatizada com as coordenadoras/supervisoras Edla e Mônica.

Ocorreu, nesta terça-feira, dia 3 de abril, uma reunião na SEC para as professoras Aurea e Paola e foi discutida a seguinte pauta:
  1. Apresentação dos coordenadores novos;
  2. Critérios para o uso da Sala Informatizada;
  3. Atribuições do professor/coordenador da Sala Informatizada;
  4. Projetos a serem trabalhados além dos já desenvolvidos: Ser Cidadão, APOIAR e Projetos Cooperativos;
  5. Novo curso de EAD ( Educação a Distância ) deste ano que está sendo divulgado, em um cartaz, no quadro da sala dos professores.

Refletindo: Direitos dos Animais não estão sendo cumpridos.


Aula do Projeto: O Jovem Cientista no micro-Macro Mundo dos Artrópodes.

As professoras de Ensino Religioso,Claudia Sestrem e Sandra M.B. Oliveira, de 5ª a 8ª séries, fizeram, juntamente com os alunos, a leitura de reportagens e estão refletindo sobre os Direitos dos Animais que não estão sendo cumpridos .
Falaram sobre impunidade, sobre a falta de sensibilidade do ser humano em relação aos pequenos animais, a falta de fiscalização e a cultura da coleta ou captura indiscriminada de animais.

Leia as reportagens nos sites: